sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Conclusão do trabalho sobre ginástica rítmica de Stáfani B. dos Reis

Conclusão Pessoal
Após a leitura que fiz do trabalho, pude aprender muito sobre a ginástica rítmica, também conhecida como GRD - Ginástica Rítmica Desportiva, que proporciona muita saúde aos atletas, além de contribuir para o bem estar físico e psicológico.
A ginástica Rítmica surgiu após a II Guerra Mundial, onde na década de 1930 o músico e professor de Ed. Física Heinrich Medau introduziu a bola, o arco e as maças no esporte enfatizando seu uso e a interação dos aparelhos com o corpo. Na tentativa de suavizar os movimentos bruscos praticados pelos homens na Ginástica Artística, aos poucos foi-se introduzindo música e novos aparelhos para exaltar a feminilidade das ginastas.
Já em 1946 surgiu na antiga União Soviética o termo “rítmica” e é realizado no país uma competição. Neste mesmo ano as Olimpíadas de Londres fez com que todos os países que tivessem uma equipe artística, competissem em duas provas rítmicas de conjunto.
Em 1975, através de decisão tomada em Assembléia Técnica do 53º Congresso da FIG, passou a ser chamada oficialmente de Ginástica Rítmica Desportiva. Em 1980, o esporte foi reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional integrando os Jogos de Moscou daquele ano como esporte de apresentação e deixando de ser um desporto, então mudou-se o nome para Ginástica Rítmica apenas. Na Olimpíada seguinte, em 1984, em Los Angeles, o esporte passou a valer medalhas com competições individuais, nesta competição o Brasil competiu e quem o representou foi a ginasta Rosana Favilla que não se classificou para a final.Em Barcelona 1992, Marta Schonharst conseguiu a 41ª colocação entre as 43 ginastas que disputaram o evento. Nos jogos de Sidney, em 2000, o conjunto brasileiro conseguiu o melhor resultado em uma Olimpíada, ficando em oitavo luguar, mas a partir dos Jogos de Atlanta, em 1996, foi que a GR passou a ser disputada em provas de conjuntos.
Aprendi que as provas, são competições que podem ser individuais ou em grupo de 5 pessoas, onde cada movimento realizado na ginástica rítmica tem que haver um alto grau de habilidade envolvendo força, energia flexibilidade entre muitos outros.Os aparelhos usados durante a ginástica, se diferenciam nas suas composições, onde o ginasta não deve em momento algum se separar dele, pois será considerado como um grande erro durante a apresentação.
São 5 tipos de aparelhos que podem ser utilizados durante a ginástica rítmica:
· A corda: Caracteriza-se por balanços, círculos, rotações, figuras com movimentos tipo "oito", lançamentos e capturas da corda. Os ginastas também saltam e saltam com a corda aberta ou dobrada, segura por ambas as mãos. A corda é feita de linho ou material sintético; proporcional ao tamanho da ginasta.
· Arco:Os movimentos mais comuns com o arco incluem balanços, rolamentos, lançamentos e capturas, giros, incursões no arco, rotações do arco no chão e rotações do arco ao redor da mão e outras partes do corpo. O mais impressionante aqui está nos altos lançamentos e nas técnicas complexas para pegar o arco de uma forma diferente a cada momento. O arco é feito de madeira ou plástico, possui diâmetro interior de 80-90cm e peso mínimo de 300 gramas.
· Bola: Ondas, círculos, lançamentos e capturas, movimentos com a bola equilibrada na mão, saltos e giros com a bola no chão e ao longo de partes do corpo são os movimentos mais comuns desta especialidade. A bola é feita de borracha ou material sintético, e seu diâmetro é 18-20cm e o peso mínimo é 400 gramas.
· Massas :Balanços, círculos grandes, círculos pequenos, moinhos, lançamentos e capturas, e batidas rítmicas são os movimentos mais comuns. As maças são feitas de madeira ou material sintético, com cerda de 40-50cm de comprimento, e seu peso é de 150 gramas cada; a cabeça da maça deve ter no máximo 3cm. Têm a aparência de garrafas invertidas.
· Fitas: São incluídas nas rotinas de fitas, espirais, balanços, círculos, lançamentos e capturas, e movimentos com figuras tipo 'oito'. A fita deve permanecer em movimento constantemente.A fita possui uma vareta que é feita de madeira ou material sintético e tem diâmetro máximo de 1cm, por 50-60cm de comprimento; a fita é feita de cetim ou material semelhante com largura de 4-6cm por 6 m de comprimento; o peso da fita deve ser de no mínimo 35g.
Existem algumas táticas que ajudam muito na pontuação final da competição, por exemplo: Os elementos de ligação não devem ser esquecidos, pois são eles que conferem ritmo e equilíbrio a todo o exercício, sendo fundamentais para um bom desempenho.
Também existem as técnicas usadas na ginástica como nos saltos, equilíbrio, pivots e flexibilidade, que garantem maior pontuação na competição.
Percebi que existem algumas regras a serem seguidas como não mudar a ordem dos aparelhos, pois elas existem, e são: corda, bola, maças e fita e para as outras competições de ginástica rítmica é corda, arco, bola, maças e fita.Além disso existem as faltas que são: A falta de equilíbrio entre os diversos elementos; utilizar os aparelhos apenas como decoração e não como parte integrante dos elementos entre outras.
Sendo assim , concluo que este trabalho me ampliou muito os conhecimentos e espero ter atingido os objetivos.
Nome: Stéfani B. dos Reis nº 30 sala 5 1ºH

Nenhum comentário: