sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Conclusão

' Com esse trabalho aprendi muitas coisas sobre a GR, e achei muito interessante o assunto.
A Ginástica Rítmica é um esporte recente e complexo e teve seu início na necessidade e competência de profissional em querer desenvolver a percepção musical através de movimentos corporais expressivos e contextualizados.
Aprendi que a GR proporciona saúde aos atletas, além de contribuir para o bem estar psicológico e físico .
Os materiais usados são:Tablado,Corda,Arco,Bola e Maças.
Stéphani Vilela Ferreira
Nº41 1ºano H

Conclusão do trabalho sobre ginástica rítmica de Stáfani B. dos Reis

Conclusão Pessoal
Após a leitura que fiz do trabalho, pude aprender muito sobre a ginástica rítmica, também conhecida como GRD - Ginástica Rítmica Desportiva, que proporciona muita saúde aos atletas, além de contribuir para o bem estar físico e psicológico.
A ginástica Rítmica surgiu após a II Guerra Mundial, onde na década de 1930 o músico e professor de Ed. Física Heinrich Medau introduziu a bola, o arco e as maças no esporte enfatizando seu uso e a interação dos aparelhos com o corpo. Na tentativa de suavizar os movimentos bruscos praticados pelos homens na Ginástica Artística, aos poucos foi-se introduzindo música e novos aparelhos para exaltar a feminilidade das ginastas.
Já em 1946 surgiu na antiga União Soviética o termo “rítmica” e é realizado no país uma competição. Neste mesmo ano as Olimpíadas de Londres fez com que todos os países que tivessem uma equipe artística, competissem em duas provas rítmicas de conjunto.
Em 1975, através de decisão tomada em Assembléia Técnica do 53º Congresso da FIG, passou a ser chamada oficialmente de Ginástica Rítmica Desportiva. Em 1980, o esporte foi reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional integrando os Jogos de Moscou daquele ano como esporte de apresentação e deixando de ser um desporto, então mudou-se o nome para Ginástica Rítmica apenas. Na Olimpíada seguinte, em 1984, em Los Angeles, o esporte passou a valer medalhas com competições individuais, nesta competição o Brasil competiu e quem o representou foi a ginasta Rosana Favilla que não se classificou para a final.Em Barcelona 1992, Marta Schonharst conseguiu a 41ª colocação entre as 43 ginastas que disputaram o evento. Nos jogos de Sidney, em 2000, o conjunto brasileiro conseguiu o melhor resultado em uma Olimpíada, ficando em oitavo luguar, mas a partir dos Jogos de Atlanta, em 1996, foi que a GR passou a ser disputada em provas de conjuntos.
Aprendi que as provas, são competições que podem ser individuais ou em grupo de 5 pessoas, onde cada movimento realizado na ginástica rítmica tem que haver um alto grau de habilidade envolvendo força, energia flexibilidade entre muitos outros.Os aparelhos usados durante a ginástica, se diferenciam nas suas composições, onde o ginasta não deve em momento algum se separar dele, pois será considerado como um grande erro durante a apresentação.
São 5 tipos de aparelhos que podem ser utilizados durante a ginástica rítmica:
· A corda: Caracteriza-se por balanços, círculos, rotações, figuras com movimentos tipo "oito", lançamentos e capturas da corda. Os ginastas também saltam e saltam com a corda aberta ou dobrada, segura por ambas as mãos. A corda é feita de linho ou material sintético; proporcional ao tamanho da ginasta.
· Arco:Os movimentos mais comuns com o arco incluem balanços, rolamentos, lançamentos e capturas, giros, incursões no arco, rotações do arco no chão e rotações do arco ao redor da mão e outras partes do corpo. O mais impressionante aqui está nos altos lançamentos e nas técnicas complexas para pegar o arco de uma forma diferente a cada momento. O arco é feito de madeira ou plástico, possui diâmetro interior de 80-90cm e peso mínimo de 300 gramas.
· Bola: Ondas, círculos, lançamentos e capturas, movimentos com a bola equilibrada na mão, saltos e giros com a bola no chão e ao longo de partes do corpo são os movimentos mais comuns desta especialidade. A bola é feita de borracha ou material sintético, e seu diâmetro é 18-20cm e o peso mínimo é 400 gramas.
· Massas :Balanços, círculos grandes, círculos pequenos, moinhos, lançamentos e capturas, e batidas rítmicas são os movimentos mais comuns. As maças são feitas de madeira ou material sintético, com cerda de 40-50cm de comprimento, e seu peso é de 150 gramas cada; a cabeça da maça deve ter no máximo 3cm. Têm a aparência de garrafas invertidas.
· Fitas: São incluídas nas rotinas de fitas, espirais, balanços, círculos, lançamentos e capturas, e movimentos com figuras tipo 'oito'. A fita deve permanecer em movimento constantemente.A fita possui uma vareta que é feita de madeira ou material sintético e tem diâmetro máximo de 1cm, por 50-60cm de comprimento; a fita é feita de cetim ou material semelhante com largura de 4-6cm por 6 m de comprimento; o peso da fita deve ser de no mínimo 35g.
Existem algumas táticas que ajudam muito na pontuação final da competição, por exemplo: Os elementos de ligação não devem ser esquecidos, pois são eles que conferem ritmo e equilíbrio a todo o exercício, sendo fundamentais para um bom desempenho.
Também existem as técnicas usadas na ginástica como nos saltos, equilíbrio, pivots e flexibilidade, que garantem maior pontuação na competição.
Percebi que existem algumas regras a serem seguidas como não mudar a ordem dos aparelhos, pois elas existem, e são: corda, bola, maças e fita e para as outras competições de ginástica rítmica é corda, arco, bola, maças e fita.Além disso existem as faltas que são: A falta de equilíbrio entre os diversos elementos; utilizar os aparelhos apenas como decoração e não como parte integrante dos elementos entre outras.
Sendo assim , concluo que este trabalho me ampliou muito os conhecimentos e espero ter atingido os objetivos.
Nome: Stéfani B. dos Reis nº 30 sala 5 1ºH

Conclusão do trabalho sobre Ginástica Rítmica

*Com a pesquisa que fiz conclui que a Ginástica Rítmica é um esporte recente, muito complexo e que teve seu início na necessidade e competência de um grande profissional em querer desenvolver a percepção musical através de movimentos corporais expressivos e contextualizados e ela é cada vez mais praticada e procura aprimorar a estreita relação entre a perfeição técnica e a arte de executar movimentos expressos através da música.

*História:
Um dos primeiros relatos acerca do princípio da atividade física associada ao ritmo vem de Russeau (1712-1778), que realizou um estudo sobre o desenvolvimento técnico e prático da ginástica para a educação infantil. Dalcroze (1865-1950), pedagogo suíço e professor de música, iniciou a prática de exercícios rítmicos como meio de desenvolvimento da sensibilidade musical através dos movimentos do corpo.
Posteriormente, Bode (1881-1971), aluno de Dalcroze, apregoava que o mais importante era o fluir do movimento e seu caráter natural e integral. Desenvolveu-se então, um sistema cujo o objetivo era demonstrar através dos movimentos, os diversos estados emocionais do indivíduo. Somou-se a isto, a música, a utilização de aparelhos com a finalidade de ornamentar a apresentação e as características femininas. Foi Bode, considerado criador da Ginástica Rítmica, quem estabeleceu os princípios básicos da mesma, os quais até hoje são consideradas importantes e seguidos.
Duncan (1878-1929), seguidora de Bode, adaptou o sistema à dança e o levou a antiga União soviética e lá iniciou o ensino desta nova atividade como esporte independente e com manifestações competitivas.
O alemão Medau, estudou os exercícios rítmicos e iniciou a introdução de aparelhos como a bola, as maças e o arco, dando o primeiro passo para a utilização dos aparelhos nos exercícios femininos.

*A prática da Ginástica Rítmica :
A Ginástica Rítmica, esporte independente, passa a ser chamada de Ginástica Moderna (1962), em reconhecimento pela Federação Internacional de Ginástica (F.I.G.). Mais tarde em 1975, passa a ser denominada de Ginástica Rítmica Desportiva, estabelecendo-se definitivamente sua característica competitiva e se tornou um esporte olímpico oficial em 1984, somente com competições individuais.
Nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, incluiu-se as competições de conjunto.

* Características da Ginástica Rítmica:
A Ginástica Rítmica caracteriza-se pelo alto nível de exigência coordenativa das atletas. Fazem parte dos elementos corporais obrigatórios: andar, correr, saltar, saltitar, balancear, circunduzir, girar, equilibrar, ondular, executar pré acrobáticos, lançar e recuperar sendo que os exercícios devem ser acompanhados por estímulo musical .

*Benefícios da Ginástica Geral:
Desenvolve a saúde, a condição física e a integração social; · Contribui para o bem estar físico e psicológico; · Estimula a expressão corporal e artística; · Respeita as individualidades e a capacidade física de cada um, incentivando o condicionamento físico e a auto-superação; · Valoriza o grupo e ou a individualidade dos praticantes.

*Comitê técnico:
Um comitê técnico dentro da Federação composto pelas chamadas “Madames” detecta erros e potenciais a serem desenvolvidos dentro da Ginástica Rítmica.
O júri é composto por Júri de Composição, que, subdividido, analisa o Valor Técnico e o Valor Artístico das séries; e Júri do Execução, que analisa as faltas técnicas.



Stéphani Vilela Ferreira
nº41 1ºano H

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Conclusão do trabalho de ed.física sobre a Ginástica Rítmica, Jéssica de Figueredo nº40

Pesquisei sobre a ginástica rítmica, e achei muito interessante comentar que um dos objetivos dela é expressar os sentimentos através dos gestos, ou movimentos corporais.
Esse esporte exige muito treinamento, pois para praticá-lo é preciso de harmonia e sincronia com a música, e quando trabalhado em equipe, principalmente.
A ginástica rítmica surgiu após a Segunda Guerra Mundial, e aos poucos ela foi se modificando, se espalhando pelo mundo e evoluindo.
Para praticá-la podem ser utilizados alguns objetos, são eles: tablado, corda, arco, bola, maças e fita.E também é praticado com músicas apenas tocadas, porque não pode haver voz nas músicas.
A ginástica rítmica primeiramente era praticada pelas mulheres, por ser um esporte que exige mais “delicadeza”, ainda está no início, mas os homens já praticam também, houve algumas modificações da ginástica rítmica feminina para a masculina, como por exemplo, a ginástica rítmica masculina ressalta a força e a resistência.
Nas competições, os atletas são avaliados a todo o momento, existem algumas faltas, onde são descontados pontos.As apresentações podem ser feitas individualmente ou em equipe.Enfim eu concluo deste trabalho que a ginástica rítmica é um esporte muito bonito, pois como já disse os atletas colocam os sentimentos em cada movimento executado, e com isso fica uma coisa agradável de se ver, e também estimula a criatividade, além de ser um esporte saudável.Aprendi várias coisas que não sabia sobre o assunto.

Conclusão do Trabalho de E.F. por Karen nº 21

A China mostrou que está muito bem, com ginastas preparadissimas e donas de notas incríveis, na minha opinião, o que vai ser difícil para a China vai ser selecionar a equipe que reprentará o país nos Jogos Olímpicos pois todas são ótimas.Cada vez aparece um novo nome na ginástica chinesa e sempre trata-se de uma ginasta especializadissíma em um aparelho ou mais de um, ginastas muito forte.Como já havia dito anteriormente eu torço abertamente pela China na competição por equipes, acho que elas estão muito mais bem preparadas para o ouro e espero que alcancem esse objetivo.As americanas também tem um bom nível técnico mas a China está absolutamente incrível.
A ginástica rítmica nasceu da artística. Em meados de 1940, países do Leste Europeu começaram a incluir músicas e coreografias aos exercícios da ginástica tradicional. Assim, aos poucos surgiu o esporte em que graça e beleza são tão ou mais importantes que a própria técnica dos movimentos.
Existem duas formas de disputa da ginástica rítmica: a individual e em conjunto. As esportistas precisam realizar movimentos técnicos em sincronia com uma música e com a utilização de aparelhos que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.
Uma apresentação de ginástica rítmica acontece, normalmente, em um ginásio fechado, sobre um tablado quadrado de 13 m por 13 m, que deve ser totalmente utilizado pelas competidoras durante a seqüência para uma melhor pontuação.
Pode ser iniciada em média aos seis anos.
A Ginástica Rítmica desenvolve beleza em movimentos criativos que são traduzidos através de expressões pessoais e possui uma forma artística que proporciona prazer aos que a assistem.